sábado, 18 de agosto de 2012

A beleza que decora a mesa

Beleza rende melhor vida profissional

A matéria acima traz dados de que boa aparência e beleza trazem benefícios profissionais para os "privilegiados", como mais chances em seleções ou salário maior.

Bem, acho que a primeira problematização que podemos fazer é a respeito do conceito de beleza. A estética é uma expressão do tempo e contexto da época. A relação que se dá para com a estética também, logicamente. A Grécia antiga reverenciava os corpos fortes masculinos. Porém, a relação de corpo a assujeitamento também era diferente da que temos hoje.

Atualmente, embora isso já venho mudando a passos lentos, e gozo está no corpo da mulher. O objeto de prazer está no corpo da mulher. Tanto do homem como da própria mulher, como pelos exemplos de admiração de ambos para o mesmo corpo.

Mas então, o que fazer quando a estética, o corpo influem no trabalho, que a princípio, deveria estar nos méritos de resultados? Bem, um(a) modelo deve ser bonito (pelo menos assim deve ser julgado pela cultura) pois este é sua função no trabalho. Mas e que justificativa se acha para que uma pessoa bonita tenha mais privilégios quando isto anda tem a ver com seu desempenho?

Já li uma entrevista realizada com uma das"escritoras" citadas pela reportagem, Catherine Hakim. Embora com pose de feminista, afirma que os atributos estéticos da mulheres devem ser usados como forma de ascender na carreira. Ora, quando justamente o movimento feminista traz a discussão de tirar o lugar da mulher como objeto de prazer aparece uma dita antropóloga dessas?

Enfim a cultura não se muda da noite pro dia. A relação que o mundo estabelece com a estética, e a própria estética mudam. Mas a sexualidade está aí. Agora cabe aos preceitos éticos de cada um colocar as coisas em seus devidos lugares, mas daí o furo é mais embaixo...

Um comentário:

  1. Acho complicadissimo pensar nisso.
    O fato é que existe o capital erótico, um artigo curto: http://papodehomem.com.br/capital-erotico-quais-sao-as-suas-armas/

    Acho que não podemos ignorar que a aparência das pessoas nos causam reações, no entanto, existem outros atributos que colaboram ou desfazem essa primeira impressão, e para mim o trabalho deveria se fixar nisso.

    Boa pauta, conversa pra dias

    ResponderExcluir