quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Amigo, encoxa minha mãe?

Manchete de Ontem: Comercial da Nova Schin gera protestos nas redes sociais




Se você tivesse certeza da não punição, você passaria a mão em uma mulher? Você tiraria a roupa dela sem que ela deixasse? Você entraria em um banheiro com as mulheres se trocando ignorando completamente a privacidade dela?

Sim?* 

Então, é por isso que esse tipo de conduta tem que deixar de ser incentivado e visto como normal. Sabe por quê a maioria não vê como um incentivo ao abuso? Porque já passou ser normal a mulher ser encoxada, passada a mão e classificada como "merecida de estupro" a depender do estilo de sua roupa.

É muitíssimo provável que quem criou a propaganda não pensou que ela era incentivo ao abuso, claro que não, até porque, a cultura do abuso está de tal forma introjetado nas pessoas que elas não percebem, talvez a maioria dos leitores que estão lendo este post também achem que não tem nada de mais a propaganda.


Mas uma outra coisa, eu acho que a propaganda tem tom de brincadeira, um retrato do pensamento diário (nem por isso ele deixa de ser errado, viu? Não é porque "a maioria dos homens" pensa assim que isso torna o pensamento correto). Esse burburinho todo é exatamente a chance de aproveitar algo que tem um alcance maior para se questionar esses comportamentos, esses pensamentos. 

Mas vem cá, você que acha que essa conversa todo é conversa de mulher mal comida, se um cara passar a mão na sua irmã ou mãe em um supermercado, você vai ficar feliz por elas serem 'tão gostosas'?

*se a resposta for não, parabéns, você está treinando o olhar

Um comentário:

  1. Adoro mulher bonita, inteligente e que precisa ser conquista.

    Não, não sou perfeito, apenas tento fugir desse pensamento popular de que mulher é objeto e não precisa ser bonita, inteligente e tratada com respeito, carinho e poesia....

    ResponderExcluir