quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mais uma daquelas discussões sobre a superexposição nas redes sociais



Tá, que parte considerável dos usuários, sobre tudo das redes sociais, não têm a menor noção de cautela e semancol na hora de se expor é fato, e creio que bom senso é algo ainda raro nesse meio virtual, mas penso que isso é um ciclo vicioso: eu posto uma asneira, tu comentas outra e lá se vão horas e horas. O que só prova o despreparo de algumas pessoas que acabam por fazer de ferramentas úteis e importantes um verdadeiro circo, infelizmente.

Concordo plenamente quando Keen diz que “precisamos conquistar um espaço na web onde possamos nos proteger da multidão e desenvolver nossas próprias ideias. É preciso praticar mais a autocensura e limitar o número de publicações pessoais nas redes” e tudo mais, porém, já dizia um crente aqui da rua, "a salvação é individual", ainda acho cabe a cada um medir a relevância e as consequências do que se joga na rede, e, principalmente, do que se absorve dela. 

Sendo assim, acredito que o indivíduo é quem deve preservar pela sua autonomia nesse caso, já que é ele quem detém o comando, ou deveria deter. A internet é um ambiente de ideias e ideais livres e, por mais que isso nos incomode, é assim que deve continuar a ser. E é o que eu penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário