terça-feira, 21 de agosto de 2012

Não quis política no meu facebook e me ferrei

Redes sociais são trunfo para campanha, dizem senadores

E agora o povo se ferra por mais um canal. Existe uma regulamentação do TRE em relação ao uso de mídias sociais, o que não quer dizer que os políticos usem de maneira correta, da mesma forma que existe regulamentação do próprio FB para as empresas e muitas não seguem.



As pessoas postam sobre futebol, novela e religião no Facebook, entre outras coisas. Na final da Libertadores, a timeline parecia um portal de notícias sobre Esporte, dado o número de fotos e etc. Torcedores discutem com toda a seriedade do mundo sobre jogadores, posicionamentos, treinadores, fazem e refazem contas da pontuação. Sabem todos os pormenores de cada campeonato. Listam todos os nomes de cada formação de time desde 68 mas não se lembram em quem votaram na eleição passada.

As redes sociais são um lugar para interação, para compartilhamentos e diálogo. Elas são formadas por pessoas e por seus interesses. Por que as marcas têm usado as redes sociais como um canal de 'comunicação? Porque as pessoas estão lá. Por que os políticos querem usar esses canais? Pelo mesmo motivo. Já vi algumas vezes posts dizendo "Não quero política em meu facebook". Primeiro, o facebook não é seu, ele é uma plataforma proprietária cujo dono está ganhando muito bem, o Facebook é do Markzinho.



Segundo, enquanto as pessoas se recusarem a discutir política, os políticos farão o que bem entender. Em vez de nos recusarmos a ver os posts de políticos, por que não os questionamos? O cara posta lá uma coisa, você vai lá e comenta: "e aquela coisa que você disse que faria"? Ou então, "já que você tocou nesse assunto, o que fará em relação a esse ponto especificamente"? Compartilhar posts dos candidatos e comentar: ele está falando isso mas na eleição passada prometeu aquilo e não cumpriu.

É bem mais trabalhoso que comentar sobre a Carminha e a Nina, eu sei, mas a longo prazo, vai trazer muito mais retorno. Paremos de ser acomodados, política tem a ver com a nossa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário