terça-feira, 11 de setembro de 2012

Exportamos Mendigos

Manchete de Ontem: MP investiga Prefeitura de SP por enviar moradores de rua a Campinas



Moro ao próximo a uma praça e a uma padaria vinte quatro horas, isso faz com que o fluxo de mendigos e pedintes seja relativamente constante aqui na região. Não que isso não ocorra em outros lugares, uma vez que o problema com moradores de ruas é comum em todos os centros urbanos. Mas, recentemente percebi uma certo aumento no número de mendigos, principalmente nas áreas centrais da cidade e próximo a rodoviária.

Pois veja você que descobri um dos possíveis motivos desse aumento, a exportação de mendigos. Tudo bem que a reportagem acima deixa claro que isso é apenas uma denúncia, e ainda estão investigando, que pode ter sido um simples erro. Mas, sinceramente, eu não duvido que isso seja a "solução simples" de algumas cidades para se verem livres de alguns moradores de rua.

Lembra da cena do filme Tropa de Elite onde os policias ficam trocando um corpo de lugar para que a jurisdição do crime troque, então, é quase a mesma coisa, só que no caso o morador de rua, mendigo, pedinte ou qualquer outro nome que queira dar para se referir a pessoa está VIVA ! Vale um adendo que não estou defendendo o mendigo, nem o acusando, não conheço a historia de cada um, então não posso simplesmente supor que ele é um bandido ou uma pessoa que não teve muita sorte na vida.

O que eu sei é da história do Brasil, onde a lei do mais esperto vence. O que eu acho é que é muito mais fácil colocar um desconhecido em um ônibus para uma outra cidade grande onde ele vai provavelmente passar despercebido do que ajudar uma pessoa a voltar para casa. Esse trabalho Secretaria Municipal de Assistência Social essencial, muita gente vem parar nas cidades grandes com promessas de mundos e fundos e acaba sem um tostão para voltar para casa, mas acho que a SMAS deve dar uma olhada melhor nos seus funcionários.

Queria eu usar a expressão que jogar lixo no quintal dos outros é fácil. Mas não estamos falando de sacos plásticos cheios de restos, estamos falando de pessoas, pessoas que apesar do atual estado social ainda merecem uma ajuda. Agora, se tem gente que trata pessoas assim, não quero nem saber para onde ela está mandando o lixo do banheiro dela.

Um comentário: