sábado, 27 de outubro de 2012

Questão de ponto de vista.


Um belo dia você vai no barzinho e te mostram um cara oriental, vestido de playboy, cantando e dançando uma musiquinha que você nem imagina o que seja a letra. Chega em casa, você acessa o Youtube e vê que o vídeo tem mais de 531984265 visualizações (peguei esse número agora lá na fonte), e o upload foi feito há 3 meses.

Um sucesso!

O acesso pela internet fez com que várias pessoas vissem o vídeo. 
E o que acontece quando um viral desses toma conta da world wide web?

Bom, um Latino vai lá e compra os direitos da música e destrói na versão brasileira.

Um metaleiro vai criticar a versão do Latino, que compra a briga.

O menino de 4 anos vai mostrar suas habilidades e vai dançar na cozinha a coreografia mostrando para a minha mãe como é legal o "oppa gangnam style".

Eu (fatos reais), ensino para o grupo de dança Quasar, sem um pingo de vergonha nessa minha cara, a coreografia do "eeee sexy ladies!" (muitos deles têm mestrado em dança e me acharam uma babaca, mas me acompanharam, na gentileza)

Muita gente critica a música, acha o cara e o vídeo imbecis.

Muita gente se diverte fingindo galopar e dando risadas aleatórias sem nem saber o que está cantando.

Para uns o vídeo diverte, para outros o vídeo é uma palhaçada que virou moda.

Na verdade o próprio Psy, o cantorzinho animado, disse que a música é uma sátira  ao estilo de vida luxuoso de Gangnam, uma região nobre do Seul.

Já o artista plástico Ai Weiwei, que também é ativista na China, utilizou da coreografia (mãos juntas) para usar algemas e fez da dança um protesto. O protesto é coisa séria: se dá contra a perseguição política e a censura que ocorrem por lá.

Sabem porquê ele é perseguido? Porque em suas obras e nas redes sociais ele se manifesta a favor de um Estado de direito na China. Ele já foi preso e agora é condenado a pagar uma fortuna em impostos que, segundo o governo, é devido e legítimo. Mas Weiwei alega que é apenas uma medida para intimidar que ele continue a criticar o governo.

Eu acho o Psy e o Gangnam Style legal. Não só eu, mas pelo visto o Secretário-geral da ONU também (Clique aqui e o veja arriscando uns passinhos!)

Gangnam Style tem várias facetas - cabe a cada um, que recebe a informação, fazer uso de uma interpretação. Questão de ponto de vista!





Nenhum comentário:

Postar um comentário