segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Primeira Questão: Que horas são ?




Com todo o respeito, mas pra mim que chega atrasado ou erra o horário de uma prova de vestibular não merece fazer uma faculdade.

Tudo bem, tem gente que vem de longe, pra uma cidade desconhecida, por uma estrada que nunca passou na vida. Mas aposto que se fosse pra uma viajem de final de ano, "pra descer pra praia", tinha visto mapa, guia da estrada e saído pelo menos quinze horas antes.

Sinceramente, já se quase dez anos que prestei vestibular, e não me lembro de ver os estudantes se atrasando ando. Na verdade me recordo é de até o pessoal chegando bem cedo.

Da poucas provas que fiz nenhuma foi em minha cidade de domicilio da época, mas lembro que, ou de caravana, ou com meu pai me levando, sempre fiz questão de chegar cedo, no máximo no horário.
Sabe qual o problema ? REGRAS ! A atual geração não está mais acostumada a respeitar regras sérias. Estão acostumados com as coisas sendo postergadas, com o "só mais 5 minutos."

Em uma das noticias a estudante "explica que olhou no site o horário da prova e imaginou que os portões fechassem no momento do início do exame, ou seja, às 14h". Ela simplesmente olho só o horário que a prova começava ! Agora eu  me pergunto, será que ela leu as regras do vestibular ? Será que ela sabia o que ia cair na prova ? Será que ela estudou  ? Será que ela sabe ver as horas ? É só entrar nos site dos grandes vestibular(Fuvest, Convest, Vunesp, escolha entre os muitos) e ver as regras. O que pode levar, o que não podem , quanto tempo antes se deve chegar, a que horas começa. Coisa banais, mais importantes, necessárias.

Tinha um professor meu que a primeira questão do vestibular é cumprir essas regras, elas não estão a toa. Elas estão lá pra já pra filtrar, e já pra te ensinar, que a sua vida vai ter que ter regras, por bem o por mal e que se você não é hapto a cumpri-las, você não ira conseguir ir adiante.

E que desculpem os adoradores do "coitadismo", pra mim isso está correto, tem que ter pulso firme e não deixar atrasado e esquecido entrar, ou então daqui a alguns anos a primeira mateira das faculdades vão ser "Aprendendo a ver as horas, do analógico ao digital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário