sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A felicidade obrigatória



Desde pequena eu sentia obrigação de ser feliz. Na verdade, sempre tive a impressão de que todos ao redor viviam imensamente felizes, e eu era apática ou estava infeliz. Depois, ao perceber mais a fundo as pessoas, pude perceber que todos têm seus problemas e que, na maioria das vezes, a felicidade é apenas um estado passageiro que temos em algumas horas e em outras não.

Me incomoda demais a exibição extremada da felicidade das pessoas nas redes sociais. É incrível: parece que todo mundo está tendo seu melhor dia, todos têm o melhor relacionamento, os melhores filhos, os melhores amigos. E nos sabemos bem que não é nada disso. É preciso entender que teremos momentos infelizes ao longo da vida, e entender que isso faz parte do processo de construção humana. Analisando racionalmente, percebo que os momentos infelizes aos quais estive exposta na vida foram imensamente importantes na construção do ser humano que sou hoje e principalmente, são importantes nos momentos em que eu atinjo a felicidade. Como eu poderia sorrir pelo relacionamento amoroso incrível que tenho nos dias de hoje se não tivesse passado pelos erros e decepções amorosas do passado? Tristeza, erros e tropeços são importantes no processo de construção, desconstrução e formação de quem a gente quer ser.

Nós não somos obrigados a nada. Não somos obrigados a sermos felizes ou triste, devemos apenas seguir o que nosso íntimo diz. É importante não se sentir pressionado pela sociedade que dita e regulamenta a felicidade. É bom saber que sua felicidade é você que constrói e ponto final.

Vivo meus momentos tristes e felizes com a certeza de que eles não são eternos e de que o que importa é  viver intensamente aquilo que eu tenho neste momento específico. A partir daí, vou formulando minha vida e vivendo o hoje, que passa tão rápido e é tão importante.

Um comentário:

  1. Nossa, Melina, no meu facebook eu vejo exatamente o contrário: um monte de gente reclamando da vida sem motivo, incentivando "protestos" sem sair de casa, exibindo fotos de crianças/animais maltratados, etc.

    Vivo bloqueando o povo exatamente porque todo mundo é mto chato.

    Mas concordo com seu ponto de vista. É impossível ser feliz o tempo todo. A felicidade é passageira e reciclada. O que me faz feliz agora pode me chatear amanhã e assim vai. Gostei do texto. ;)

    ResponderExcluir