sábado, 23 de fevereiro de 2013

Inconsequência que mata


É, eu sei, só eu falo de futebol por aqui - às vezes falo demais, até. É que eu gosto. E quando acontece algo assim me sinto na obrigação de comentar.

Essa semana morreu um torcedor de 14 anos no jogo San Jose x Corinthians, pela Libertadores da América. O jogo aconteceu na Bolívia e o rapaz que morreu era boliviano e torcedor do San Jose. O sinalizador que o atingiu saiu da torcida do Corinthians. 

Teorias e mais teorias são apontadas, mas o que parece ser o mais lógico é que a morte foi um acidente. O que não exime, de maneira alguma, a culpa do portador do sinalizador. Esse tipo de material é proibido nos eventos organizados pela Conmebol - e pela CBF também - mas, ainda assim, as torcidas insistem em levá-los e a segurança insiste em não confiscá-los.

O resultado do rolo foi - além da morte do menino - a punição do Corinthians. O time deverá jogar de portões fechados, sem sua torcida - torcida esta que já comprou 85 mil ingressos antecipadamente (três desses são meus, inclusive).

Agora fica a questão: é correto punir o clube pelo crime cometido - culposa ou dolosamente - por integrantes isolados de sua torcida?

Eu, sinceramente, não vejo como isso pode resolver tal situação. Mas, ainda assim, acredito que essa punição poderá "meter medo" na torcida, para que coisas assim não ocorram mais. Não consigo decidir se essa punição é correta ou não.

Pensando racionalmente acredito que não é correto punir 30 milhões de torcedores pela atitude inconsequente de uma pessoa. Que as autoridades deveriam ser capazes de identificar e punir o real culpado, sem atingir a instituição, que não deu dinheiro pra ninguém comprar sinalizador. E acredito que a justiça deva ter esse pensamento racional também, mesmo que não tenha sido o tom adotado pela decisão da Conmebol.

Mas pensando emotivamente, tenho uma raiva profunda de pessoas que por pura burrice colocam a vida dos outros em risco. E imagino que apenas mexendo com o time do coração desses indivíduos, privando-os de assistir sua equipe preferida nos estádios esses boçais pensarão antes de levar esse tipo de coisas para os jogos. 

Meu ponto de vista vai mais pelo lado lógico, mas não sei qual é o certo nessa situação. O certo é que a vida do rapaz não será devolvida, seja qual a punição impingida tanto ao clube quanto ao torcedor. A entidade organizadora deveria fazer revistas de verdade e se importar de verdade com a segurança do torcedor - não apenas com os royalties provenientes dos ingressos.

Aqui no Pacaembu, em SP,  fui barrada uma vez apenas porque estava com um pocket book na bolsa. Livros podem iniciar incêndios. Isto é segurança. O que se viu na Bolívia foi irresponsabilidade e desleixo. Infelizmente é assim que o torcedor é tratado por quem deveria zelar por sua vida. 

Um comentário:

  1. Karol adoro futebol tb =))

    Então acho justa sim a expulsão da torcida, na verdade acharia justa até a expulsão DO TIME DO CAMPEONATO uma vez que isso está citado no regulamento da libertadores.
    A regra é clara!

    Se não expulsão o time q deixem sem a torcida pra ser lição pra TODOS os mala que estragam a torcida do Corinthians...

    Acho justo tb responsabilizar o estadio, segurança e policia da cidade do jogo que deixou esse tipo de pessoa entrar. Não deveria mais haver jogo nessa cidade até q eles coloquem gente decente pra tomar conta de multidões.
    Mas não li nada a respeito, então acho q isso n vai rolar...

    PEGA SEU DINHEIRO DE VOLTA!!!

    ResponderExcluir