terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estudos apontam que estudos apontam que estudos...


De uns tempos para cá, principalmente pelo perfil do twitter do Estadão , o bordão "estudos apontam" tem sido motivo de pilhéria para a galera que vive a se perguntar a relevância de tais pesquisas, geralmente efetuadas na Gringolândia, financiadas pelos contribuintes de lá. É cada coisa tão absurda que até criaram o Estadãos, feito para zoar as postagens do jornal paulista - e que por milagre ainda não foi censurado pelo uso da marca. 
O fato é, que para mim, algumas dessas pesquisas são feitas por desocupados de carteirinha, que ao invés de gastarem seu tempo, seu precioso tempo xingando muito no twitter, por exemplo, estudam a vida sexual dos ornitorrincos e a sua aplicação na vida cotidiana dos texugos, ou que canhotos conseguem pensar melhor conversando com ambidestros de cabeça para baixo no bondinho do Pão de Açúcar.
Navegando pelo IG, vi que matemáticos britânicos passaram um tempão formulando equações que tentam explicar o sucesso que uma canção alcança ao ser lançada. Ora, a despeito do jabá que as gravadoras injetam nos rádios (e eu ouvia muita rádio até 1997, pelo menos, depois criei abuso), eu não conseguiria imaginar outra explicação para um sucesso de uma música que não o velho compartilhamento dela pelos amigos, seja pelas velhas fitas-cassetes ou uma noite em que todo mundo parava para ouvir aquele vinilzão ou mesmo um cd, ou pelo clip bacana da MTV... E, é claro, a beleza da música, o talento da banda e dos cantores, etc, etc...
Até imagino que tais fatores possam transformar-se em variáveis de equações matemáticas, mas fico me perguntando: para quê??? 
Aí um dos caras lá diz que o fato de uma música ser ou não dançante. Se era importante nos anos 80 hoje já não é? Beleza, precisa de equação para demonstrar isso? E é todo mundo que ouve e gosta de uma música só porque ela é boa de dançar?
Eu só conseguia ver objetividade na matemática nos meus áureos tempos de contabilista e só. Algo do tipo que esses matemáticos ingleses estão fazendo é conversa para boi dormir. Depois a turma de Exatas diz que a galera de Humanas viaja na batatinha. 
Acho que esses pesquisadores deveriam assistir The Wonders - O sonho não acabou, lá explica direitinho como uma música pode fazer sucesso.
Simples.

Um comentário:

  1. Esses pesquisadores deveriam achar a fórmula do sucesso e trocar de ramo, pq assim não está dando, né!

    ResponderExcluir